Tutorial de instalação do cmp_toy em Máquinas Power

Esse é um breve tutorial de como foi para instalar e rodar o código sísmico cmp_toy nas máquinas Power, acessado pelo sistema de Minicloud. Todo o processo foi feito usando uma máquina com Ubuntu 16.04 instalado, mas também deve funcionar em máquinas com sistemas Debian Based.

Resolução de problemas nos pacotes

Ao logar na máquina, tive alguns problemas com pacotes quebrados. Para arrumar esse problema usei os comandos comandos do dpkg e do apt-get, respectivamente:

sudo dpkg --configure -a
sudo apt-get -f install

Primeiros Softwares e Pacotes necessários

O primeiro software que precisei, foi o editor de texto Vim, muito poderoso e eficiente, ainda mais quando estamos acessando uma máquina remotamente. Para instalá-lo basta executar:

sudo apt-get install vim

Após copiar o meu .vimrc para a máquina remota, baixei os dois compiladores necessários para rodar o código. Pra esse, preciso do compilador de C e C++, e por preferências pessoais instalei o gcc e g++. Segue os comandos para instalação de cada um deles:

sudo apt-get install gcc
sudo apt-get install g++

Link do repositório do cmp_toy:

github.com/gga-cepetro/cmp

Durante a instalação é necessário rodar o CMake, que também não esta instalado. Para acertar esse problema, rode:

sudo apt-get install cmake

Vale lembrar que todos os comandos desde o início do desse tutorial devem ser feitos logado na máquina remota.

Trocando arquivos remotamente e instalando do software

Como fazemos acesso às máquinas com o comando ssh -p , ou seja, acessamos por meio de uma porta específica, temos que executar o comando scp de maneira diferente também, para copiar um arquivo local para uma máquina remota. Nesse caso, queremos copiar o arquivo cmp_toy.tar.gz (você deve estar no diretório desse arquivo, ou seja, na sua máquina física e não logado nas máquinas remotas).

scp -P <numero da porta> cmp_toy.tar.gz  seu_usuario@host_remoto:/algum/diretorio/remoto

Agora, se conectado na máquina remota, e vá até o diretório onde mandou o arquivo. Voce deve encontrar o cmp_toy.tar.gz. Agora para instalá-lo, rode os seguintes comandos:

tar -xzf cmp_toy.tar.gz
cd cmp_toy
mkdir build
cd build
cmake ..
make

Agora que a instalação do software foi feita com sucesso, precisamos testá-lo. Para isso, basta ir para o diretório pai e rodar o script de teste, que usa uma imagem pronta para teste.

cd ..
./test-cmp.sh

Após um tempinho, você deve receber uma saída que segue o seguinte padrão (não necessariamente com os mesmos números):

[100%] Processing CDP 300

real    0m59.968s
user    0m59.908s
sys 0m0.056s

Basicamente, os passos são esses. Tentei fazer esse tutorial da maneira mais detalhada possível. Se ainda restarem dúvidas, não exitem em entrar em contato.

Post escrito por Guilherme Lucas. Mais um pouco do meu trabalho no meu Github https://github.com/Guilhermeslucas .