We organize one talk per month and post the videos in YouTube. Take a look in our News and Events and in our previous talks bellow:

HHVM - Uma breve introdução a compiladores JIT para linguagens dinâmicas

Abstract: Atualmente, paginas da internet são combinações de conteúdos gerados dinamicamente no servidor e programas que fornecem interatividade do lado cliente, tornando-se cada vez mais complexas. Nesse contexto, linguagens dinâmicas para a web como o PHP, são amplamente utilizadas. Entretanto, a medida que a complexidade cresce, ao mesmo tempo, cresce a necessidade de obter-se um desempenho cada vez maior e algumas dessas linguagens não são capazes de tirar o melhor proveito na execução de código nativo pois foram desenvolvidas em uma época onde a maior parte do contéudo para web era estático.

Para obter um melhor desempenho tecnicas mais avançadas como JIT (Just In Time compilation) têm sido utilizadas. Nessa palestra iremos explorar os detalhes internos da HipHop Virtual Machine (HHVM) uma maquina virtual de processo baseada em JIT que serve para executar código escrito em PHP e Hack e que permite melhorar o desempenho na execução de programas escritos nessas linguagens.

About the speaker: Rogerio Alves é mestre em Ciência da Computação com mais de 5 anos de experiência com desenvolvimento de aplicações de baixo nível, além de experiência com linguagens para web. Atualmente, trabalha no Linux Technology Center da IBM com compiladores JIT portando o HHVM para a arquitetura POWER.

Watch on YouTube

Leveraging the Crowd: Supporting Newcomers to Build an OSS Community

Abstract: Open Source Software is an important economic driving force. Companies are aware of the benefits and are adopting OSS as a strategy, opening their source code. However, fostering an OSS developer community is challenging. Newcomers to OSS projects face many technical and social barriers and commonly drop out before making their first contribution. In this keynote, I will talk about how companies are opening their code, the barriers newcomers face to join OSS projects, and FLOSSCoach, a tool we developed to support newcomers first steps.

Marco Aurélio Gerosa is an Associate Professor in the Computer Science Department at the University of São Paulo (USP), Brazil. His research lies in the intersection between Software Engineering and Social Computing, focusing on the fields of empirical software engineering, mining software repositories, software evolution, and social dimensions of software development. He has published more than 150 peer-reviewed papers. He served as Program Chair at IEEE ICGSE 2016 and PC member in several conferences, such as ACM CSCW, SANER, MSR, etc. In addition to his research, he also coordinates award-winning open source projects. For more information, visit http://www.ime.usp.br/~gerosa.

Watch on YouTube

Palestra sobre GIT

Se você já perdeu horas e horas de trabalho por não ter salvo de forma apropriado o que havia feito, é melhor assistir a palestra desta quinta feita (22 Setembro no IC3, sala 353). Nela Juvenal A. Silva Jr., engenheiro de software com mais de 25 anos de experiência e que atualmente trabalha com GNU Toolchain no Linux Technology Center da IBM, vai mostrar os beneficios de se usar um software de controle de versão para atividades que vão além de versionar código fonte. Depois desta palestra, dizer que seu animal de estimição comeu seu trabalho não será mais aceito :-)

Watch on YouTube

Migrando aplicações para a arquitetura Power

Abstract: Manter sistemas legados em operação em novas arquiteturas representa um desafio tecnológico. Algumas empresas chegam a investir milhares de dólares na tentativa de migrar seus sistemas para novas arquiteturas. Contudo, em virtude da complexidade de algumas aplicações, o resultado final da migração nem sempre sai conforme o esperado.

Variações sensíveis entre as arquiteturas, como diferenças no conjunto de instruções, da ABI ou na forma como os bytes são organizados em memória, podem ocasionar bugs difíceis de serem detectados durante a fase de teste. Em alguns casos, a migração pode ter um resultado muito aquém do esperado, reduzindo drasticamente o desempenho da aplicação.

Nessa palestra, abordaremos alguns problemas clássicos de migração e como devemos proceder para resolvê-los, de forma a reduzir o impacto gerado no desempenho e na precisão dos resultados após a migração. Além disso, apresentaremos de forma didática alguns cuidados que devemos ter quando buscamos desenvolver programas portáveis.

Alisson Linhares é mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e tem mais de 7 anos de experiência com desenvolvimento de aplicações de baixo nível. Atualmente, trabalha no Linux Technology Center da IBM desenvolvendo o IBM SDK (kit de desenvolvimento oficial para Linux nos processadores Power).

Watch on YouTube

OpenStack

Abstract: Criado originalmente por uma parceira entre a Nasa e a RackSpace atualmente o OpenStack é gerenciado por um consorcio de mais de 500 membros, incluindo grandes empresas como IBM, Intel, Cisco, Dell e etc. O OpenStack pode ser definido como um Sistema Operacional projetados para nuvem capaz de controlar uma grande quantidade de recursos, utilizando um um conjunto de projetos de software open source para configurar e operar uma infraestrutura de computação e armazenamento.

Marcelo Claudio Sousa Araújo graduado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), atualmente mestrando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisando em parceira a IBM através do LTC Unicamp. Atualmente trabalha com virtualização, cloud e Power 8 e também tem interesses na área de computação de alto desempenho, paralela e distribuída.

Watch on YouTube

Alice no País do Desenvolvimento OpenSource

Abstract: O palestrante irá abordar o tema Desenvolvimento OpenSource: Participando das comunidades, enviando patches, o que não fazer, como fazer... Buscando explanar como os aspirantes ao desenvolvimento opensource podem dar os primeiros passos.

Watch on YouTube

Assinatura digital: de user-space a firmware

Assinatura digital é uma analogia a conhecida assinatura escrita. No meio digital podemos utilizar uma assinatura digital para (1) prover garantias que foi realmente o signatário quem assinou uma determinada informação, e também (2) detectar se a informação foi modificada ou não após ter sido assinada (integridade da informação). A tecnologia assinatura digital é especificada pelo NIST através da publicação FIPS 184-6. Nesta palestra, o objetivo é mostrar como se faz para gerar e verificar uma assinatura digital em Linux com base na publicação FIPS 184-6. Para mostrar a sua abrangência em Linux, o uso de assinatura digital será discutido em três níveis de aplicações: email, kernel e firmware.

Watch on YouTube

Oportunidades de Pesquisa em OpenPOWER

Palestrante: Ricardo Matinata, arquiteto do Linux Technology – IBM

Watch on YouTube

Arquitetura dos processadores POWER da IBM

A arquitetura de processadores POWER da IBM, apesar de já muito bem consolidada no mercado corporativo de servidores de médio e grande porte ainda é relativamente pouco explorada na área acadêmica, principalmente no Brasil. Se você nunca pensou em trabalhar com outras arquiteturas de processadores que não a x86, você se surpreendera com algumas características de escalabilidade de processamento paralelo e acesso a grandes quantidades de memória que o processador POWER oferece sem que seja necessário mudar sua aplicação. Venha conhecer um pouco sobre a arquitetura Power e o processador POWER8, a última geração desta família. Se você já conhece a arquitetura e está interessado nela, venha ver como você pode acessar uma máquina remotamente sem grande esforço.

Watch on YouTube